O IMPORTÂNCIA ESOTÉRICO DO CÉREBRO

O cérebro propriamente dito é chamado de cerebro anterior e o cerebelo é o cérebro posterior, ou Cérebro Intuitivo…

Sua importância é tamanha que há técnicas místicas para ativar seu centro de força (chacra), pois dele dependem as conexões entre o cérebro físico e o astral/mental.

Infelizmente, por darmos muito mais importância ao cérebro anterior, ou o racional, acabamos por atrofiar/destruir/degenerar o chacra do cerebelo, fazendo com que os benefícios dessa parte importantíssima de nossa Anatomia Oculta estejam quase totalmente perdidos. Reflita sobre algumas das consequências de um cerebelo degenerado psiquicamente, como acontece com a quase totalidade dos seres humanos:

– Inconsciência nos momentos de transição entre o sono e a vigília.
– Não Recordação das experiências astrais.
– Confusão entre experiências astrais autênticas (conscientes ou inconscientes) e meras projeções psíquicas dos Centros da Máquina (centros intelectual, emocional, motriz, instintivo e sexual).
– Impossibilidade de conexão entre os Centros Superiores do Ser e os 5 Centros Inferiores da Máquina, impedindo que recebamos mensagens de nosso Espírito (o Ser Divino) e também dos mestres e anjos dos Mundos Superiores.
– Nem sequer se consegue lembrar dos sonhos logo depois de acordar… Etc.

Na tradicional medicina chinesa, o cérebro propriamente dito é Yin e o cerebelo é Yang. Quando há desequilíbrio entre ambos, em desvantagem do cerebelo, originam-se desconexões entre os cérebros físico/etérico e o astral.

Eis aí (energeticamente falando) a causa de nossa total OBSTRUÇÃO ou desconexão com o mundo astral e seu fabuloso mundo… De onde veio essa obstrução?

O solo do raciocínio são o corpo e a mente; o solo da intuição, porém, é o espírito. O raciocínio, como tudo quanto é terrenal, está preso ao conceito terreno de espaço e de tempo, por ser produto do cérebro, que pertence ao corpo de matéria grosseira.

O raciocínio jamais poderá funcionar fora do espaço e do tempo, apesar de ser de matéria mais fina do que o corpo, mas ainda demasiadamente espesso e pesado para se elevar acima dos conceitos terrenos de espaço e de tempo. Está, portanto, inteiramente preso à Terra.

Por outro lado, a intuição (não o sentimento), encontra-se fora do tempo e do espaço; provém, portanto, do mundo espiritual. Entretanto, o ser humano obstruiu a passagem de ligação que havia entre o mundo da matéria fina e o mundo da matéria grosseira.

Assim como uma circulação sanguínea boa mantém o corpo vigoroso e sadio, o mesmo acontece com a corrente recíproca na Criação. Uma obstrução tende a acarretar confusão e doença, que, por fim, terminam em catástrofes.

Essa obstrução proporcionada pelo ser humano, ocorreu porque ele se deixou dominar somente pelo raciocínio, fazendo com que o raciocínio seja o regente de todas as coisas. Tornou-se com isso escravo de seu instrumento, ficando apenas um ser humano de raciocínio, ou seja, um ser materialista.

Dessa maneira, como o ser humano apegou-se exclusivamente ao raciocínio, a intuição tornou-se um assunto tão misterioso e desconhecido que foi deixado de lado e esquecido.

Isso naturalmente provocou uma diminuição forçada da atividade das partes negligenciadas, que foram ficando mais fracas em virtude da menor utilização. A parte mais menosprezada foi o cerebelo, que cuida da intuição.

Sim, o cerebelo, em conjunto com o aspecto energético do coração (o chacra cardíaco ou Cárdias) e o chacra coronário (topo da cabeça) são os principais condutos pelos quais nós, seres humanos, poderíamos “conversar” com nosso Ser Divino.

Diante disso, com a menor utilização da intuição, a função do espírito humano ficou fortemente impedida ou até desligada totalmente.

Com o abuso desigual do cérebro anterior e do posterior (cerebelo), no decorrer dos milênios, o cérebro posterior foi oprimido pela negligência, e com isso a atuação do espírito foi impedida. Surgiu, assim, o “pecado” hereditário, que decorre do excessivo cultivo da atuação unilateral do cérebro anterior, transmitido por gerações a cada criança, dificultando, de antemão, de maneira extraordinária, o despertar e o fortalecimento espiritual. Com o enfraquecimento do cerebelo, ficou muito mais difícil transitar pelos mundos sutis.

A Gnose ensina um mantra poderoso que nos ajuda a curar e despertar o chacra do cerebelo, que é:

RAOM GAOM

Rrrrrrraaaaaaaooooooommmmmmm… Gaaaaaaaooooooooooommmmmmmmm…

Referências Gnósticas sobre o Cerebelo

1. Feita a invocação, peça ao Mestre Granadi que estimule as células do cérebro (neurônios) e do cerebelo, os plexos nervosos e glândulas, os chacras etc. (Este grande Mestre da Luz, Granadi, é um mestre do Mundo da Mente Cósmica, e deve ser invocado em nossas práticas esotéricas, orando e invocando-o “em nome de Cristo, pelo poder de Cristo e pela majestade de Cristo…”)

2. “O yogue deve transmutar o licor seminal em sete tipos de energia. A letra S tem o poder de transmutar o licor seminal em sete tipos de energia escalonada. A Kriya de Babaji, o Cristo Yogue da Índia, ensina o poder da letra S (o silvo doce e aprazível). Detrás do silvo muito fino que o yogue sabe produzir com sua boca está a voz sutil, um silvo ainda muito mais fino, que, quando ressoa no cerebelo, confere ao yogue o poder de sair instantaneamente em corpo astral. Aquele que souber escutar a “voz sutil” poderá sair instantaneamente em corpo astral toda vez que quiser. ” (O Livro Amarelo – SAW)

3. “Nossa cabeça é uma torre com dois salões, os quais são o cérebro e cerebelo. O cerebelo é o salão do subconsciente e o cérebro, o salão da consciência. A Sabedoria dos mundos internos pertence ao mundo do subconsciente. As coisas do mundo físico pertencem ao salão da maravilhosa torre da nossa cabeça. Quando a consciência e o subconsciente se unem, o homem pode estudar todas as maravilhas dos mundos internos e passá-las ao cérebro físico.

Nossos discípulos precisam unir com urgência esses dois salões da maravilhosa torre da nossa cabeça. A chave para isso é o Exercício Retrospectivo. Ao despertar, depois do sono, pratica-se um Exercício Retrospectivo para recordar tudo aquilo que se viu e ouviu, bem como todos aqueles trabalhos que se executou quando se estava longe do corpo físico. Assim é como os dois salões da consciência e da subconsciência unem-se para dar-nos a grande a iluminação.” (Disciplina Esotérica da Mente – SAW)

4. A serpente ígnea de nossos mágicos poderes sai da bolsa membranosa onde estava encerrada e sobe pelo canal medular até o cálice (cerebelo), do canal medular se desprendem certos fios nervosos que se conectam aos sete chacras no astral, relacionados com os sete plexos no etérico, e com sete glândulas no físico. (Matrimônio Perfeito – SAW)

5. Dentro do cérebro de todo ser vivente vive ressoando sempre uma nota-clave, em forma quase imperceptível. Essa nota-chave é a do Raio a que cada qual pertence, e parece sair das células do cerebelo. Uns escutam o som de flautas do Raio Egípcio, outros escutaram o “gongo” do Raio Oriental, outros o rugido do mar do Raio Lunar etc. (Zodíaco Humano – SAW)

6. No interior do canal de Sushumná, encontramos um canal denominado Brahma Nadi, que é o canal através do qual passa a Kundalini. A extremidade inferior de Cithra é chamada Brahmawar;  é chamado assim porque é a porta de Brahman (Deus), ou seja, é a porta da energia de Deus, ou da Kundalini, já que este deve passar por essa porta até o Brahmarandra, situado no Cerebelo. (Matrimônio Perfeito – SAW)

7. Todas as percepções clarividentes passam ao cerebelo, logo atravessando o Pons Varolli chegam ao cérebro. As percepções inconscientes tornam-se conscientes quando chegam ao cérebro. (Noções de Endocrinologia e Criminologia – SAW)

8. O Som Nirioonossiano do Cerebelo. As pessoas atuais não conhecem o Prisma em seu aspecto positivo, o conhecem unicamente em seu aspecto negativo. Se conhecessem o prisma em seu aspecto positivo, fariam maravilhas com as sete cores do Prisma Solar. E se aprendesse a manejar as 49 notas, se fariam Amos do Universo. essas 49 notas eram dadas pelo Aya-Atapan, e essas 49 notas e a síntese dessas 49 notas são o som Nirioonossiano.

Esse som Nirioonossianoé a nota-síntese da Terra, vibra aqui no cerebelo de cada um de vocês. Se vocês se deitarem à noite, silenciosamente; se vocês suspenderem seus pensamentos, se a mente de vocês ficar quieta e em silêncio, e se propuserem a escutar o que ocorre dentro de seu cerebelo, sentirão um som muito sutil, que é o som do “chapolim”, ou o grilo; esse sonzinho é o som Nirioonossiano.

Se aprenderem a escutá-lo, também poderão aprender a levantar seu volume à vontade, e quando aprenderem a levantar o volume, então as portas das percepções estarão abertas. Se vocês conseguirem levantar o volume desse som, e logo, quando estiver ressoando, e se levantarem de sua cama, poderão fazê-lo com uma facilidade extraordinária e poderão viajar, assim, fora do corpo, para os lugares mais remotos da Terra (a Essência de vocês poderá fazer sua viagem).

Os que tiverem Corpo Astral poderão viajar com seu Corpo Astral, e os que ainda não o tiverem fabricado, viajarão com a Essência; a Essência lhes permitirá pôr-se em contato com todos os rincões do Universo. (A Gestação do Homem Solar – SAW)

9. Na Roma augusta dos césares, o grilo era um animal sagrado, e era vendido em jaulas de ouro a preços caríssimos. Se pudéssemos ter esse animalzinho perto de nossos ouvidos, meditando profundamente em seu som, então a aguda nota desse animalzinho despertaria em nosso Cerebelo esse mesmo som.

Então, poderíamos levantar-nos de nosso leito em nosso Corpo Astral e nos dirigir à Igreja Gnóstica com plena Consciência. (Mistérios do Fogo – SAW)

10. Existe na “sela-turca”* um átomo que permite ao Íntimo pôr seu corpo em estado de Jinas. O corpo fica submergido dentro do Plano Astral e sujeito às leis desse plano sem perder suas características fisiológicas. O cérebro fica em estado passivo e o cerebelo entra na mais intensa atividade. (Matrimônio Perfeito – SAW)