Home      Contato      Livro de Visitas      Links

 
 
Filosofia:
Autoconhecimento
Filósofos
Pensamentos

Psicologia:
Relacionamento
Dificuldades
Psicoterapia
Diversos
Mitologia Grega
Sonhos
Psicólogos e Linhas

Exercícios:
Com Imagem

Áreas Unidas:
Psicologia e Filosofia
 

Medo

  Por: Maria Cristina Nascimento

O medo é a emoção mais conhecida e “temida” por nós.

O medo é uma sensação, uma reação a crenças mentais relacionadas ao perigo. Acreditamos muitas vezes que o mundo é perigoso e que precisamos nos proteger. Nestas situações sentimos medo e abandonamos completamente a crença de que somos capazes de superar dificuldades.

Geralmente as defesas que criamos com a ilusão de nos proteger da situação temida apenas nos limitam, nos impedem de realizar aquilo que realmente necessitamos.

Existe uma grande diferença entre o medo e precaução. Na precaução eu lido com a situação real e crio condições de continuar a minha ação, o meu caminho. Ela não limita, ao contrário, usa as experiências anteriores negativas como sinais para orientar as futuras vivências.

No medo eu lido com a fantasia, com aquilo que eu imagino que pode acontecer, e como não é real, apenas me paralizo.

Na tentativa de defesa, nos ligamos muito a situação temida, criando laços energéticos com ela, e ao invés de evitá-la acabamos atraindo aquilo que mais tememos. Como exemplo: tenho tanto medo de ser assaltada, que para me proteger imagino todas as situações possíveis em que um assalto possa ocorrer na tentativa de me prevenir, e sem perceber vou me tornando aberta energeticamente para um assalto, me afinizando através do pensamento com este tipo de situação, e como conseqüência atraindo um assalto para mim.

Na realidade tudo o que temos medo já está acontecendo na nossa vida em algum nível, pois o medo é uma fantasia de catástrofe projetada no futuro, mas como o pensamento de medo é presente a ligação nossa com a situação já está ocorrendo.

Exercício: Complete a frase: “Se eu fizer (tal coisa) tenho medo que...” Observe como isso já está acontecendo na sua vida e indo mais profundo, está acontecendo porque você não faz o que quer. Pense sobre todas as situações que você tem medo.

A saída para o medo é em primeiro lugar a consciência de como ele ocorre e a seguir a partir da confiança em si próprio, fazer um trabalho de disciplinar a fantasia para que o pensamento atue na realidade.

“Dificuldades são crenças que se realizam pela fé”

Voltar para Dificuldades         -         Voltar para Pagina Inicial