Home      Contato      Livro de Visitas      Links

 
 
Filosofia:
Autoconhecimento
Filósofos
Pensamentos

Psicologia:
Relacionamento
Dificuldades
Psicoterapia
Diversos
Mitologia Grega
Sonhos
Psicólogos e Linhas

Exercícios:
Com Imagem

Áreas Unidas:
Psicologia e Filosofia
 

Como Lembrar as Peripécias Vividas nos Sonhos

  Por: Luís Vasconcellos

Seguem abaixo algumas dicas para auxilia-lo no entendimento de seus sonhos:

1) Tenha sempre uma caderneta ou bloco, lápis ou caneta disponível, para poder anotar algumas palavras representativas do(s) sonho(s) que você conseguiu lembrar. Não precisa ser um relato detalhado, mas apenas algumas palavras, assim como flashes que fixam determinada imagem ou experiência. Esta não é a hora para julgar nem de selecionar o que quer que seja, mas apenas a de elaborar um resumo descritivo sucinto.

2) Se estiver ao seu alcance apresente a um especialista os conteúdos dos seus sonhos pois estes precisam ser traduzidos a você, de modo a que você aprenda mais sobre o exercício da ponte entre o Consciente e o Inconsciente.

3) Faça associações a analogias entre os conteúdos dos sonhos e sua vida diária, suas experiências emocionais, sensações, desejos e expectativas.

4) Busque significados gerais que sejam aplicáveis não só a você pessoalmente mas à humanidade de modo geral, pois estes significados gerais apresentam-se na vida humana, em todo lugar e em todos os tempos traduzindo experiências e significados coletivos e comuns a todos nós. Os temas míticos presentes em sonhos são desta natureza.

5) Veja se no sonho há alguma indicação de qual situação vivida ele trata e se ele apresenta algum caminho, indício ou alternativa sob o ponto de vista do Inconsciente.

6) Todos esses passos, em seu conjunto visam estabelecer e exercitar uma conexão eficaz com o Inconsciente e seus significados. A experiência indica que esta ponte, quando bem estabelecida, é um seguro contra problemas psicológicos, conflitos e uma alternativa viável para que possamos nos desvencilhar dos nossos assim chamados "becos-sem-saída".

Voltar para Sonhos         -         Voltar para Pagina Inicial