O que é o Vazio Budista - Shunyata

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Inspirado espiritualmente)

O vazio, o Shunyata, é a natureza vazia de si mesmo.

É um vazio que não é total de si mesmo, esse conhecimento revela a integração, conexão com tudo, é a consciência além do pessoal, do ego, que abrange tudo o que existe.

O Zen ensina a nos esvaziarmos de nós mesmos porque assim vivenciamos o todo. Tudo está integrado, somos parte de tudo e tudo parte de nós.

Quando nos esvaziamos de coisas pessoais chegamos ao estado de consciência que abrange mais do que si mesmo, mas todas as formas de vida existentes. Isso é tudo está ligando em tudo, tudo é dependente de tudo.

A consciência que somos parte de tudo e tudo parte de nós é a integração com todos os seres viventes.

O Zen ensina que não existe independência sobre os outros, todos dependemos uns dos outros e estamos ligados.

Essa consciência traz a plenitude, fruto do treinamento budista, então pleno o ser humano acaba não sentido necessidade de muita coisa, é ai também que dizem que quem chegou a este ponto não tem mais desejos, na verdade tem, mas de outra forma. São palavras usadas que dão a impressão de serem totalmente absolutas, mas não são.

O ser que atingiu a plenitude ainda tem desejos e vontades mesmo estando completo, como querer ajudar os outros, vê-los bem. Um iluminado sofre ao ver quem ele gosta sofrendo, ou ainda ele deseja o bem das pessoas, querem a elas o maior bem possível.

Shunyata é a conexão com tudo que traz a plenitude, então nós nos percebemos como fazendo parte de tudo, e tudo parte de nós.

Vazio não é melhor termo para isso afirma o Reverendo Gensho, ele acredita que o vazio foi a forma como traduziram a palavra Shunyata, que não é uma tradução perfeita, pois esse estado de consciência traz o pleno.

Shunyata é o paraíso, o céu em vida aonde você estiver.

É interessante afirmarmos que quem atingiu a plenitude continua tendo gostos como um determinado programa de TV, musica, alimentos e etc.

A pessoa que se uniu ao todo não se torna perfeita, isso quer dizer que ainda tem ilusões e erros, porem o importante nessa conquista é estarmos muito bem, felizes, até mesmo em estase, então é um ideal a se buscar.

Existem milhares ou bilhares de Budas em nosso planeta, se tantos conseguiram você também pode.

Namaste

Textos para se Iluminar - Budismo - Buda - Dharma Cristão - Misticismo - Mandalas - Meditação - Todas Religiões são Verdadeiras - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Dharma na Umbanda - Sutras

  Novidades no Site                      Livro de Visitas