CENTELHA DIVINA

Por: Ricardo Chioro

(Parte deste texto é canalizada dos Mestres Ascensos)

Trindade Divina

OM é o som do universo e ele significa na linguagem Hindu a Trindade Divina, que é a Brahman, o Criador, Vinshnu, o preservador e Shiva, o Transformador. Isso nada mais é do que o movimento de tudo que acontece no universo.

Porém olhar Deus por fora e não dentro de nós dará sempre uma idéia equivocada ou reducionista sobre ele.

Brahman, Vinshnu e Shiva estão dentro de nós e eles condizem com nosso movimento de crescimento espiritual. Brahman é nossa criatividade, Vinshnu é o preservador do que Deus criou, das grandes verdades interiores e é fácil vê-lo em Jesus com seus ensinamentos, Krishna, Buda, Maomé que colocavam para fora as verdades divinas que eles descobriram dentro deles mesmos e Shiva que é a nossa transformação interior, que é quando descobrimos nossos próprios defeitos e mudamos, eliminado estes defeitos.

O ato de olhar os defeitos é a criatividade, Brahman e o de transformá-los é Shiva. Alguns exemplos deste movimento: quando uma pessoa enxerga que sua falta de fé em si mesmo, pode corrigir-se e se transformar, ou quando uma pessoa enxerga suas chatices pode corrigir-se e se transformar, ou quando uma pessoa enxerga, seu ódio, sua raiva, seu ressentimento ou sua mágoa, só então ela pode perdoar e se transformar.

A trindade divina cristã do mesmo modo está dentro de nós, mas elas abordam outros aspectos da trindade. O Pai é Brahman, o Filho é Vishnu e o Espírito Santo é Shiva. Nós somos Pai, aquele que ensina e cuida (cria e é luz) somos também o Filho, aquele que aprende (mantem a luz do pai) e o Espírito Santo, a Santidade (aquele possuidor da luz e já pode se transformar, pois só sabendo dos seus defeitos é que você pode transformá-los). Esta é a centelha divina e a realidade do universo.

Deus está em tudo e é tudo, inclusive em nós mesmos. O motivo da maioria dos seres humanos não serem santos e não deterem ensinamentos de luz é porque eles são ignorantes de si mesmos. Porém vemos a santidade em menor grau quando as pessoas rejeitam coisas ruins como a gula, a luxuria, o orgulho e etc ou quando fazem coisas boas como orar, meditar, ir a algum lugar espiritual positivo e etc. Com isso podemos dizer que este aspecto de Deus está em todo mundo.

Só quando o ser humano fizer o filho presente, poderá vir o Pai e o Espírito Santo.

 

A Centelha Divina em Sete Aspectos

Do mesmo modo que a centelha divina possui um aspecto triplo, possui também um aspecto sétuplo. Na numerologia, o três é o número da trindade e o sete é o da transformação.

A centelha divina vista do modo sétuplo é: a Fé, a Sabedoria, a Ação Correta, a Paz, a Verdade, o Amor e a Transformação.

Cada aspecto sétuplo da centelha divina é um aspecto que o homem vai adquirindo cada vez em sua evolução espiritual, pois vai se tornando cada vez mais conhecedor de si mesmo e atingindo cada vez mais sua realidade divina interna.

O homem vai enxergando a si mesmo e se transformando, ai ele vai chegando cada vez mais perto de um ou mais destes sete aspectos. A evolução espiritual é o autoconhecimento e cada vez mais o homem vai chegando mais no que está dentro dele que é Deus. Deus é perfeito. Com isso o homem vai aperfeiçoando a si mesmo. Cada vez se tornando melhor.

 

A Plenitude

A maioria das pessoas vive buscando coisas externas e não ligam para as internas.

O que está fora é superficial, vazio e frio. O Buda falava muito bem da falta de sentido na busca por coisas supérfluas, principalmente nas Quatro Nobres Verdades.

Deus está dentro de nós e ele é tudo e está em tudo. Olhar para fora e abraçar tudo o que existe e se sentir pleno não dá, mas olhar para dentro e fazer isso, dá.

Como encontrar a Plenitude?

Conhecendo a si mesmo, pois Deus está dentro.

Quem atinge o nirvana sente-se pleno e não precisa de mais nada, a não ser ajudar o próximo e continuar sua jornada evolutiva.

 

A Unidade de Todas as Coisas

Deus está em tudo, inclusive em mim mesmo e em todo mundo, por isso eu sou uma parte do todo assim como tudo. Quando a pessoa atinge o nirvana ela toma consciência disto e sempre sabe disto.

A tendência é com a evolução espiritual a pessoa vai se unificando com tudo, pois vai sentindo e sabendo cada vez mais que é parte do todo.