A Abertura Religiosa do Budismo Tibetano

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Budismo Esotérico é o Budismo Tibetano.

Os tibetanos sempre receberam muito bem culturas que chegam ao seu pais, sempre pegando o melhor dessa influencia cultural, isso acabou influenciando na forma como o Budismo Esotérico é, pois é uma doutrina muito aberta e que respeita outras tradições como a Terra Pura, o Zen, o Theravaddha e vendo elas como complementares, não como contraditórias.

Em alguns países como Japão e a Coréia o Budismo é mais fechado, não estou falando que a linha esotérica é melhor, nunca devemos nos preocupar com essa questão, ela infla o ego e atrapalha o autoconhecimento.

O Budismo entrou no Tibet há mais ou menos 1100,00 anos atrás, mas foi expurgado por reis de outras crenças, mais logo voltou com o Mestre Atisha depois de 100 anos, vindo da tradição do Norte Indiano, um pais budista que tem a base da dialética, o debate, diferente do Zen Budismo que da muita ênfase a prática, e considera o estudo muito menos importante.

O Budismo Norte Indiano do monge Atisha vinha de uma das maiores universidades do mundo naquela época, e a maior parte do conteúdo budista do Tibet veio desse local de estudos, nele existiam muitos conhecimentos sobre energia, praticas de meditação e filosofia, contribuindo para ser uma religião esotérica.

Como filosofia o Budismo é ensinado a haver questionamentos sobre sua doutrina no Tibet, então existe uma total liberdade de pensamento, exista a preocupação com lógica e estudo.

Segundo essa tradição que é tema deste texto você não deve simplesmente aceitar tudo o ouve, mas é encorajado a questionar e contestar, isso faz crescer a filosofia com a lógica e a razão, também ajuda á sabermos mais da religião do que só pela leitura, mas ajuda a vivenciarmos mais, a entendermos melhor, pois é refletida, fixa mais na mente.

Existe um ensinamento de Buda que é assim:

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o”.

O Budismo Esotérico também trabalha a questão de ele ser o ponto de vista dos praticantes, não como verdade absoluta que todos devem aceitar ou acreditar.

Talvez por causa justamente dessa maneira aberta e lógica que o Budismo Tibetano tem, Dalai Lama diz que se a ciência provar que algo em sua religião estiver errada, ele fica com a ciência.

Dalai Lama também incentivou muito pesquisas feitas pelos cientistas em sua religião, como em fenômenos ocorridos pela meditações, monges meditam na neve, e ocorre o fenômeno de esquentar o próprio corpo derretendo o gelo em volta.

Textos para se Iluminar - Mandalas Metafísica - Budismo Esotérico - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Todas as Religiões são Verdadeiras - Taoísmo - Yoga - Espiritualismo na Filosofia - Astrologia - Numerologia - Runas - Tarô - I-Ching - Xamanismo - Cristianismo Místico - Meditação - Orações - Feng Shui

Uma Sugestão para Evoluir Espiritualmente, Meditação com Mandalas, Exercicio do perdão e Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento