As Quatro Formas de Generosidade do Budismo

Por: Ricardo Chioro - Riath

(Inspirado e Intuído pelos Mestres Ascensos)

Segundo o Budismo existem quatro formas de generosidade, que são:

1-Compartilhar ensinamentos que beneficiem os outros, mas de uma forma adequada a quem o receber, respeitando sua crença (a não ser que ela esja lhe fazendo mal) visão de mundo, gostos e etc.

2-Oferecer coisas do mundo material, como nossas ações e recursos.

3-Dar proteção, consolar quem esteja sofrendo ou insatisfeito, sem deixar o outro se aproveitar da gente, como ficar utilizando nossa atenção sempre aos seus problemas para jogar suas frustrações nessa conversa, não praticar nossos conselhos e querer apenas se aliviar da raiva, stresse e energia negativa.

4-Dar amor, ou se seja se doar e vibrar energia positiva.

Muitas dessas quatro formas estão juntas em um momento de generosidade.

Bel Cesar, terapeuta budista, ensina que a generosidade é o antídoto da avareza, e um investimento para espiritualidade, pois nesses atos nos abrimos para a vida.

Bel Cesar ainda ensina que desenvolver a generosidade é um ato de grande auto-estima.

Muitas pessoas acham que a auto-estima não é produto da espiritualidade, mas estão enganados, a auto-estima não nos leva ao egoísmo, mas sim ao amor, uma visão sobre si mesma positiva e boa.

Bel Cesar afirma sabiamente que existe um limite para as boas ações, já que não podemos dar tudo, porém temos sempre algo a oferecer.

Até mesmo se não tiver nada para doar a um mendigo, pode dar sua simpatia, um sorriso por exemplo, ser simpático e etc. Quando chegar em casa pode rezar por ele e enviar bons pensamentos.

Para o Budismo é muito importante doar sem qualquer sensação de apego ao o que está dando, por isso justamente que a generosidade é fruto do desapego e da bondade.

Por isso é importante dar sem esperar nada em troca, seja o que for.

No geral somos muito mesquinhos, geralmente só damos algo que não queremos mais, ou até mesmo esperando algo em troca.

Textos para se Iluminar - Mandalas Metafísica - Budismo Esotérico - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Todas as Religiões são Verdadeiras - Taoísmo - Yoga - Espiritualismo na Filosofia - Astrologia - Numerologia - Runas - Tarô - I-Ching - Xamanismo - Cristianismo Místico - Meditação - Orações - Feng Shui

 

Uma Sugestão para Evoluir Espiritualmente, Meditação com Mandalas, Exercicio do perdão e Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento