Como Lidar com os Problemas Segundo o Budismo

Por: Ricardo Chioro - Riath

(Inspirado e intuído pelos Mestres Ascensos)

Segundo o Budismo somos felizes quando estamos positivos emocionalmente, abertos para interagir com os outros, nós mesmos e o ambiente.

Pelo contrario encontramos a infelicidade quando estamos cheios de idéias pré-concebidas, expectativas e exigências que não conseguimos realizar porque não conseguimos ir para dentro de nós mesmos. È uma rigidez com o mundo interior que tudo se transforma insatisfatório.

O Budismo assim como o Taoísmo busca nos despertar a flexibilidade que é responsável pelo bem estar, a rigidez que existem em muitas educações e até mesmo crenças fazem as pessoas acharem que a inflexibilidade é alta espiritualidade, mas não, segundo diversas filosofias, crenças e escola psicológicas a flexibilidade é uma virtude interior, não o contrario.

Muitas vezes é necessário disciplina para o trabalho espiritual, escolar e das atividades monetárias, mas mesmo assim é nessário para manter a ordem e o respeito uma certa dureza. Isso só quando é necessário, mas em outras horas é importante ser flexível, além do que nem sempre precisa ser rígido no trabalho espiritual ou monetário, isso depende de como são os freqüentadores ou funcionários desses locais.

Segundo Bel Cesar somos flexíveis quando respeitarmos nossas necessidades e a dos outros.

Aceitar a opinião dos outros é fundamental, e conseguir trocar idéias respeitando as diferenças, isso indica que não estamos mais atados em nós mesmos.

Bel Cesar ensina que é necessário nos separar de nossos problemas para vê-los de fora, ai podemos enxergá-los melhor, como se fossemos outra pessoa olhando para uma situação que não pertença a ela. Isso é uma fonte de investigação sobre si mesmo onde adquirir autoconhecimento.

As vezes estamos tão envolvidos em nossos problemas que não sabemos o quanto eles são incômodos, mas os separando de nós mesmos podemos enxergá-lo melhor.

É realmente difícil entender que isso é apego ao problema, estamos tão acostumados a eles que acabamos nos apegando, o que não significa que não queremos resolve-los, nos libertarmos, mas uma parte inconsciente da mente está presa.

Não enxergamos o que não temos consciência (inconsciente) e perceber isso nos ajuda tanto a resolver os problemas como a nos transformamos.

Estarmos apegados aos problemas não significa que não queremos que eles vão embora, mas nem sempre o inconsciente compacta com nossa vontade consciente. Sabemos em teoria muitas vezes o que é bom para gente, e buscamos isso, mas a mente muitas vezes é resistente a mudança.

Atuando para o autoconhecimento e a mudança é necessário tentar ver o problema, por mais que a mente tente nos desviar dele.

Lama Gangchen ensina que necessitados nos separar de nossos problemas, essa é uma técnica budista de desprendimento. 

O Budismo fala muito em desapego, mas devemos nos desapegar somente no que é ruim para nós, não no que é bom, como a compaixão, a alegria, a felicidade, espiritualidade, autoconhecimento, a sabedoria, simplicidade, humildade e tantas caracterizas elevadas.

Quando existe a separação do problema podemos querer voltar a te-lo, mas se olharmos para ele vamos perceber que não o queremos mais, pois eles trazem incomodo e sofrimento, estamos melhor sem ele.

O que estamos falando é de uma limpeza na mente.

Realizando o trabalho proposto pelo Budismo vamos perceber o valor de estarmos bem.

Tenha determinação para se separar do seu problema, adquirir autoconhecimento e se transformar.

Bel Cesar afirma que a infelicidade e a felicidade podem andar juntas, pois podemos lidar com os problemas de forma positiva.

Conheci dois iluminados que tiveram câncer, nos momentos de desconforto e dor física ficavam resguardados, mas quando passava o mal-estar sorriam e ficavam felizes, mesmo sabendo que estavam lutando pela sua sobrevivência.

No caso de problemas da saúde quanto mais estivermos melhores, mais felizes, mais chances teremos de nos curarmos mais rápido e melhor, os próprios médicos dizem isso, é a lei de atração, veja nossa seção sobre ela: Lei de Atração.

Quando temos consciência que podemos enfrentar a dor, ai estamos prontos para nos desapegarmos dela, assim seremos mais felizes, até mesmo em momentos de dor.

Textos para se Iluminar - Mandalas Metafísica - Budismo Esotérico - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Todas as Religiões são Verdadeiras - Taoísmo - Yoga - Espiritualismo na Filosofia - Astrologia - Numerologia - Runas - Tarô - I-Ching - Xamanismo - Cristianismo Místico - Meditação - Orações - Feng Shui

 

Uma Sugestão para Evoluir Espiritualmente, Meditação com Mandalas, Exercicio do perdão e Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento