O Surgimento do Budismo Mahayana

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

As duas grandes vertentes budistas são o Theravada e o Mahayana.

O Theravada foi à forma de Budismo que continuou após a morte de Buda, era constituída apenas por monges ascetas, apesar de Buda ter chegado a conclusão que o ascetismo não traz a iluminação, colocou regras muito menos radicais para a comunidade espiritual seguir, como poder realizar desejos mundanos, mas não todos, alguns sim e outros não, também retirar as praticas de auto-mortificações.

Logo esse movimento budista apenas contava com monges renunciantes, suas regras eram que não podiam trabalhar, apenas fazer praticas espirituais, para comer mendigavam comida, na Índia, pais de origem do Budismo faz parte dar cultura dar comida a ascetas que só vivem para a vida espiritual.

Nesse momento as praticas deixadas por Sidarta Gautama, o Buda, só serviam aos monges, não existiam outros praticantes que não fossem eles.

A partir desse momento que nasceu o Budismo Mahayana, uma linha do Budismo onde os monges cuidavam da comunidade de praticantes, ajudando outras pessoas que não fossem só eles a atingira iluminação.

O Theravada só servia para os monges ascetas, não a comunidade.

Reverendo Genshô, monge budista, ensina que é necessário saber viver a vida no mundo físico também, se não soubermos usar a tecnologia para ajudar, trazer conhecimento e autoconhecimento as pessoas, o Zen é inútil.

Temos que saber viver a vida cotidiana, interagir no mundo e beneficiar os outros, ou seja, fazer caridade, saber usar os meios do mundo para fazer o bem.

O Zen tem uma filosofia onde é mais importante a pratica do que os ensinamentos, se doar, fazer o bem, meditar fazem parte da prática, de viver as virtudes e atenção plena.

O Zen é uma linha do Mahayana, o Vajrayana também, é a linha do Budismo Esotérico ou Tibetano, são as duas ramificações mais famosas.

É bonito isso dos monges se doarem, ajudarem a comunidade, não deixarem apenas o conhecimento com eles mesmos, mas compartilhar.

Então o Mahayana foi chamado de hinayana com a intenção de diminuí-lo,  pois esse nome significa caminho desprezível.

Os hinayanas jamais se chamaram por esse nome.

Já Mahayana se chama o grande caminho.

Hinayana é uma forma de ofender, por isso não devemos usar jamais esse nome.

No Theravada o ideal é o Arhat, que significa iluminar a si mesmo.

No Mahayana o ideal é o Bodhisattva, aquele que ajuda a tirar o tirar a ilusão do outro, trazer a sabedoria e dissipar as ilusões.

Maha quer dizer grande, como Mahatma Gandhi, que quer dizer grande alma.

O Mahayana ensina que a ajudarmos os leigos e praticantes, e tem um papel grande no ocidente por causa do Misticismo e Universalismo que estuda e inclui práticas orientas nas suas doutrinas.

O Budismo tem a missão de não só de ajudar monges e praticantes, mas também o leigos, levando informações, por isso justamente como diz o reverendo Genshô, é importante saber usar um smartphone, é importante sabermos nos adequarmos do mundo, nos servimos dele, sermos adaptados e contribuir também.

Existe um ensinamento que é não devemos somente viver o espiritual, mas se nascemos em um mundo físico foi para viver nele também, isso não atrapalha nossa iluminação, pelo contrário, ajuda.

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